As sondas EnviroSCAN® medem o teor de humidade no solo, em contínuo, e fornecem informações vitais para a gestão da rega.

Os dados são enviados via GPRS cada 2 horas, a sonda e unidade de comunicação são alimentadas por um painel solar. As leituras dos sensores são feitas com uma frequência de 15 minutos.

Como funciona o EnviroSCAN® ?

Os sensores utilizam a capacitância eléctrica para medir o teor de humidade do solo. É gerado um campo eléctrico de alta frequência à volta de cada sensor que se estende através do tubo de acesso para o interior do solo circundante. A frequência medida é uma função do teor de humidade do solo.

Como é instalado o EnviroSCAN® ?

A sonda consiste em múltiplos sensores localizados a várias profundidades, instalados em tubos de acesso especificos. Os sensores podem ser colocados a cada 10 cm ao longo das sondas, podendo ser ajustados ao tipo de solo, cultura e estado de desenvolvimento vegetativo.

Como EnviroSCAN© mostra os resultados?

Os gráficos da sonda são publicados online com actualizações a cada 2 horas. Nos gráficos pode-se observar claramente, qual a situação hídrica na zona das raízes e qual a utilização que a cultura está a fazer da água disponível. Os gráficos coloridos assemelham-se ao ponteiro do combustível do seu automovel, mostram as linhas de "CHEIO" e "VAZIO". Esta informação permite ao agricultor tomar a decisão de regar no momento mais oportuno, na quantidade exacta, resultando em benefícios económicos e ambientais.

Quais os benefícios do EnviroSCAN© ?

Saiba quando e quanto regar – permite avaliar a dinâmica de utilização da água por parte da cultura; Evita perdas de água e fertilizante – um controle preciso da água existente na zona radicular evita perdas de água e fertilizante por percolação profunda; Rápido e preciso – com um simples olhar sobre os gráficos gerados, saiba qual o estado hídrico da sua cultura, tome decisões bem fundamentadas sobre quando e quanto regar; Reduz a mão-de-obra – eliminado a necessidade de medições manuais.