Sistema automático baseado na web wireless – irrigação inteligente e controlada em qualquer parte do mundo.

Principais Vantagens:

Sistema inteligente com base em informações em tempo real, permite uma poupança de água e energia até 70%, para os mesmos, ou melhores, resultados que os sistemas convencionais.
Totalmente wireless – apenas necessita de energia solar e cobertura de rede (GSM/GPRS.
Prevê as necessidades de água da cultura e determina com um timing perfeito as quantidades necessárias e o ponto de reabastecimento, baseando-se nas necessidades reais das culturas, relvados ou árvores.
Este sistema proactivo fornece informações completas a qualquer hora e em qualquer local, e garante que a cultura recebe sempre o melhor de forma totalmente automática.
Poupança nos custos de instalação e reparação, uma vez que todo o sistema é sem fios e por isso, fácil de trocar se for necessário.
Irrigação/fertirrigação começa e acaba apenas quando a cultura/pastagem precisa, devido a uma perfeita integração entre a humidade do solo, ET (evapotranspiração) e outros sensores.

Princípio de Trabalho:

iMetos®ICA 30/60 é um controlador web que utiliza tecnologia da Internet para fazer funcionar de forma remota o sistema de irrigação ou automatização de uma exploração ou área residencial. O funcionamento e o controlo dos sistemas é feita através da Pessl Instruments na plataforma online www.fieldclimate.com. O sistema mais evoluído pode trabalhar com a maioria das válvulas solenoides (DC 12V), como qualquer controlador normal accionado por programador horário, mas pode funcionar também com soluções baseadas em sensores (humidade do solo, ET, o fluxo, etc). iMetos®ICA 30/60 pode também funcionar perfeitamente com as tecnologias de monitorização contínua da estação meteorológica iMetos® e da linha logger de humidade do solo, o que permite a fusão destas tecnologias de acesso remoto e operações de controlo inteligente via Internet. Sem software no PC e apenas com o browser da Internet ou com o seu telemóvel, pode dirigir, programar e controlar directamente a irrigação ou a fertilização veiculada na água de rega, etc. com base na sua própria apreciação global da cultura, na evapotranspiração específica da cultura ou no deficit hídrico do solo. Pode receber automaticamente dados de ET diária de uma estação meteorológica próxima e pode ser imediatamente interrompida se o sensor de chuva no ICA é acionado. Pode ainda integrar as previsões meteorológicas locais com o iMeteo e saber qual a previsão de hora-a-hora na sua exploração para os próximos cinco dias. Em contrapartida, o ciclo de irrigação será automaticamente parado quando o conteúdo de água no solo atingir o valor de saturação ou simplesmente um valor pré-definido. Definições configuráveis permitem o funcionamento do sistema em modo manual ou também com programador horário.

iMetos®ICA 30/60 pode ser controlado simplesmente com SMS quando o sistema GPRS não está disponível e enviará automaticamente um aviso SMS se o limite é acionado (por excesso ou falta de água). O iMetos®ICA 30/60 e o site www.fieldclimate.com utilizam a comunicação wireless como ligação regular de Internet entre cada estação, para navegar e automatizar todas as funções praticamente em qualquer parte do mundo.

iMetos®ICA está disponível em dois modelos, a unidade de 3 canais (ICA30) e o sistema de 6 canais (ICA60). Ambos os sistemas são controladores sofisticados, que são projetados para trabalhar apenas com válvulas DC e painel solar. Os ICA 30/60 são autossuficientes num caso IP65, com bateria recarregável e podem funcionar três (30) ou seis (60) válvulas solenoides DC. Ambos os sistemas também têm um interruptor interface que pode detectar possíveis problemas (isto é, falta de pressão, etc) se o sistema de irrigação não funcionar correctamente. Ambos os modelos são compatíveis com a interface de cadeia da Pessl Instruments, permitindo assim a conexão de vários sensores (sensores de humidade no solo, temperatura, dendrómetro, nível de água, contador de água, pressão do transdutor, etc.). iMetos®ICA30/60 tem também uma interface de chuva que fará parar a irrigação se um determinado limite for atingido. A instalação deste sistema é rápida, fácil e de baixo custo, e evita o uso de cabos longos e dispendiosos, pois é completamente autónoma de qualquer fonte de alimentação externa.

Dados técnicos do iMetos®ICA30/60

Descrição Técnica:

  • Dispositivo de telemetria autónomo baseado no motor Wavecom quad band (ETSI 300 113, ACA, FCC e aprovação CE)
  • 3 ou 6 (30/60) saídas de controlo com comunicação bi-direcional (controlo de saída e recuperação da informação de status)
  • 3 ou 6 trava válvulas (DC) bi-direcionais mudam para 12 V solenoides (2A, 100msec pulsos)
  • Metodologia com opções de programação a vários níveis
  • Comunicação wireless bidirecional e segura via SMS e/ou GPRS e um sistema de alertas automático via e-mail ou telemovel com mensagens (SMS)
  • Alertas: irrigação interrompida por causa da chuva, ou interrompida manualmente
  • Detecção automática de falhas na rede de campo; alerta de problemas do fluxo de água
  • Não necessita de um software central – apenas internet browser e password são necessárias para um acesso ilimitado à plataforma web FieldClimate.

Layout dos Sensores:

  • 1 pluviómetro de entrada analógica
  • 1 RS485 de entrada digital – sensor automático de reconhecimento que suporta a cadeia de sensores
  • 1 ou 2 detectores de pressão (ICA30/60)

Caraterísticas Técnicas:

  • Memória: 2MB de memória flash
  • Conectividade da Internet: GSM - GPRS, EDGE, HDSPA
  • Dimensões (sem sensores): 21 cm L x 16 cm W x 19 cm H
  • Peso (sem sensores): 2.6kg
  • Intervalo de medição: 5 minutos
  • Intervalo logging/Contacto de Internet: selecionável pelo usuário
  • Bateria: 6 V, 4.5AH
  • Gama de funcionamento: -35 ° C a 80 ° C
  • Memória: 2MB de memória flash
  • Painel solar: 15 x 15 cm, 0,6 Watts
  • Part. no. ICA30: Central de Controle de Internet para 3 válvulas DC com caixa IP 65, bateria de 6 V e painel solar
  • Part. no. ICA60: Central de Controle de Internet para 6 válvulas DC com caixa IP 65, bateria de 6 V e painel solar