A estação meteorológica iMetos®ag fornece dados, em contínuo, via Internet, da estimativa de risco de ocorrência de doenças e dos valores de evapotranspiração..

Dados em tempo real via internet para:

Gestão de rega

Previsão de doenças

Avisos de geada

Planeamento e logística

Monitorização localizada de microclimas

Todos os dados meteorológicos relevantes para a agricultura são medidos permanentemente por iMETOS®ag e enviados para a base de dados climática da internet. A estação iMETOS®ag é alimentada por baterias recarregáveis e um painel solar. Não é necessário mudar ou carregar as baterias utilizando uma fonte externa. iMETOS®ag só precisa de um contrato GPRS válido com uma boa cobertura de rede GSM na zona, cerca de 10 MB por mês em serviço de dados e um cartão SIM desbloqueado para estar operacional. iMETOS®ag reporta os seus dados para a base de dados climática na internet da Pessl lnstruments GmbH em http://www.fieldclimate.com. O seu navegador de internet e a password de log in para o site http://www.fieldclimate.com, dão-lhe acesso on-line aos dados, relatórios e gráficos observados nos seus campos ou pomares. Neste site, existe também uma área reservada, onde poderá entrar e alterar os limites (com base no desenvolvimento fenológico) e os números de telefone (da pessoa encarregada) para serem usados em alertas de geada e/ou alertas de stresse por arrefecimento através da evaporação.

iMETOS®ag está disponível com os seguintes sensores e opções:

Este modelo é projetado especificamente para todos os produtores de batata interessados em que sejam calculados os períodos Smith para as suas explorações, para todos os interessados em produzir de acordo com modelos de pragas baseados nos graus-dias e na temperatura. A temperatura medida nas suas explorações permite-lhe calcular graus-dia acumulados com maior precisão. Uma característica importante é também a temperatura durante o nascer e o pôr-do-sol, disponíveis em tempo real na ponta dos seus dedos.
Para locais com uma velocidade do vento baixa a moderada, este modelo oferece uma solução de baixo custo para estimar as taxas de evapotranspiração diária.
Este modelo é a escolha preferida para ser usado nos nossos modelos de previsão de doenças disponíveis.
Para locais com uma velocidade do vento baixa a moderada, este modelo funciona com a maioria dos nossos modelos de doenças, e é uma opção de baixo custo para obter uma boa estimativa das taxas de evapotranspiração diária.
Estes sensores permitem o cálculo mais preciso das taxas de evapotranspiração para um local específico e executar a maioria dos nossos modelos de doença.

Sensores opcionais:

Temperatura do solo:todos os produtores de milho sabem da importância da temperatura do solo para o desenvolvimento precoce das plântulas de milho. O conhecimento das temperaturas do solo permite-nos saber de forma mais rigorosa as melhores datas de sementeira para as variedades de milho susceptíveis. Este sensor ajuda-o a calcular a mineralização do azoto. A temperatura do solo é necessária para calcular os modelos de doenças disponíveis para pastagens e relvados.

Temperatura do bolbo húmido: Para aviso de geada e arrefecimento através da evaporação por SMS.

Direção do vento e sensores de pressão barométrica:recomendado para todos os clientes que necessitam de relatórios sobre estes dados sensoriais.

Veja os seus dados climáticos de campo em gráficos e tabelas. Pode fazer o download destes dados para folhas de excel ou abrir esta informação utilizando outro tipo de programas. Veja a evapotranspiração diária para a sua própria cultura e calcule o balanço hídrico do solo em tempo real.

Previsão dos modelos de doença, em tempo real:

Videiras:míldio, oídio, botrytis, podridão negra

Maçã:sarna, fogo bacteriano

Pera:sarna, estenfiliose

Prunoídeas:Moniliose, Pseudomonas, Xanthomonas

Tomate:Alternaria, Phytophthora infestans, podridão cinzenta

Pepino, Alface:míldio

Batata:Alternaria, Phytophthora infestans

Cebola:míldio, Botrytis squamosa

Trigo:ferrugem-do-trigo, Septoriose, Fusariose

Colza, Girassol, Pimenteira:esclerotinia

Soja:ferrugem-da-soja

Beterraba:Cercosporiose

Morango:Oídio, podridão cinzenta

Relvado:Pythium blight, mancha castanha, esclerotinia, fusariose, Typhula blight